Flavio Daflon e Marcos Silva repetiram o Paredão Marumbi, na Pedra João Antônio, Floresta da Tijuca. Uma via fantástica, de 1951, com todos os ingredientes de uma grande aventura: fissuras, chaminés, fendas de meio-corpo, vara-mato, lances longos, paradas em árvore, marimbondos, diedros, zig-zags e praticamente nenhuma informação.

As poucas informações davam conta de que não haviam repetições a mais de uma ou duas décadas e que quem tentou desceu picado por marimbondos, ou ainda, que os grampos estariam corroídos. Mas isso não impediu esta repetição do Paredão Marumbi neste 1º de novembro.

Para quem curte escalada de aventura é um prato cheio. O Marcos que já havia tentado a via antes limpou alguns trechos e agora foi limpo o resto.

A grande maioria dos grampos está em boas condições. Alguns estão um pouco corroídos, mas nada muito sério, mesmo porque é possível, e aconselhável, ignorar muitos dos grampos utilizando móveis. Devem ser levados os Camalots do .3 ao 4 e alguns stoppers.

O único problema agora pode ser a água. Melhor ir num período bem seco, no verão alguns trechos podem vir a ficar molhados devido a vegetação próxima.

Atenção no lance dos marimbondos, eles sempre voltam, escale de olho nas fendas. São pelo menos cinco enfiadas cheias. O grau sugerido (aguarda-se novas repetições e sugestões) é de 5º Vsup E3 D2.

O Paredão Marumbi foi conquistado em 1951 pelos membros do CEB, Alfredo Maciel, Carlos Costa, Hélio Barroso e José Gomes.

Veja o croqui feito por Flavio Daflon e Marcos Silva nesta repetição. Um croqui atualizado encontra-se na última edição do Guia de Escaladas da Floresta.

Texto e fotos: Flavio Daflon e Marcos Silva. (03.11.07).