Backup Fiel

0 Flares 0 Flares ×

O Fiel é parecido ao Uiaa na forma de fazer, mas tem função bem distinta, fixar a corda. Com ele é possível criar uma solteira de tamanho regulável. Você só não pode esquecer de preparar uma solteira com fita antes de se desencordar para preparar o rapel.

O Volta do Fiel, ou simplesmente Fiel, é usado para fixar cordas. Quando o participante precisar subir usando o Prusik, por exemplo, o guia pode fixar a corda com o Fiel. Ele também é útil para criar uma solteira de tamanho regulável. Quando o escalador estiver em um platô e quiser ter liberdade para caminhar de um lado para o outro, sem ter que ficar preso por uma solteira de apenas um metro, pode dar um Fiel na ponta da corda em que está encordado e prendê-lo à parada com um mosquetão de rosca, assim terá uma solteira mais longa. Não é necessário abrir o mosquetão de rosca para ajustar o tamanho desta solteira, basta afrouxar e correr o Fiel. A vantagem é ter uma solteira dinâmica. Antes de desencordar-se para rapelar, não esqueça de se prender com uma solteira de fita, ou ficará totalmente solto na parede.

capa-escale-melhor-e-com-mais-seguranca

Texto extraído do livro Escale Melhor e com Mais Segurança, dos autores Cintia e Flavio Daflon. Desenhos de Felipe de Menezes Assad.

É possível também usar a corda com um Fiel para fazer um backup da solteira quando estiver na parada. A solteira fica presa no ponto central da ancoragem e a corda com o Fiel na proteção mais sólida. Assim nunca fica-se preso a uma única peça.

Ao se usar o Fiel próximo à ponta da corda, é obrigatório o uso de um arremate para ele não se desfazer acidentalmente.

Veja como se faz o fiel e outros nós na seção de nós animados.

Reprodução de fotos, desenhos e textos, somente com autorização prévia.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navigation Menu