Chapeletas Nacionais

0 Flares 0 Flares ×

Artigo publicado na Revista Fator2 nº 12 em janeiro de 2001.

BonierQuem acha que só lá fora se inventam bons equipamentos para a área do montanhismo, não conhece ainda a grande inovação em chapeletas de autoria brasileira. A chapeleta Bonier é a mais nova concepção de pontos de ancoragem para escaladas. Ela consegue reunir em uma única peça três grandes qualidades: é inoxidável, tem resistência de 3000 kg e permite o rapel. O aço inoxidável garante excelente resistência ao desgaste e à corrosão, fazendo com que a peça dure muitas vezes mais que as tradicionais. Assim se evita ter que trocar de tempos em tempos os grampos podres. Como consequência também diminuem aqueles furos dos grampos antigos arrancados.

chapeleta_dados_tec2

Dados técnicos:
– Material – Aço Inox AISI 304L
– Composição: C= 0,08% Cr= 18% Ni= 8% Mn=2%
– Capacidade – 30 kN
– Fixação – Ø10mm
– Peso – 75g

Para que fosse possível o rapel, sem perigo de ruptura da corda, foi criado um design diferente: duas abas simétricas e um assento arredondado. E aninda há espaço suficiente para acomodar a corda e pelo menos mais um mosquetão.

Também foram desenvolvidos chumbadores em inox para a fixação das chapeletas. Possuem um sistema de expansão inovador e são de dois tipos, o removível e o anti-furto.

As chapeletas e os chumbadores foram testados em laboratórios especializados (mas ainda não possuem certificação Uiaa ou similar) e já estão disponíveis para venda. Maiores informações podem ser obtidas no site www.bonier.com.br.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×
Navigation Menu