Croqui Caverna de Cristal

0 Flares 0 Flares ×

4º V – Cantagalo – Lagoa – Rio de Janeiro – RJ.

01ampliar

caverna-de-cristal

 

Guia da Zona Sul

Mais informações no Guia de Escaladas da Zona Sul.

— Deixe um comentário, dica ou opinião sobre esta via. —
— Basta usar o campo abaixo. —

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

    6 Comentários

  1. A escalada da via é bastante interessante com trechos bem verticais e a tradicional paisagem da lagoa. Mas gostaria de entender qual foi o racional dos conquistadores de colocar praticamente todos os grampos da via com o olhal virado para baixo. Todos sabem que a solda é a região mais fraca do grampo e especialmente em regiões próximas ao mar isso pode ser extremamente perigoso. Uma das paradas duplas também tem seus dois olhais virados para baixo!
    Recomendo passar uma fita com boca de lobo em todos os grampos para não depender do olhal, mas isso é bem chato de fazer

    O 2o lance da última enfiada é bastante exposto, mas no meio do caminho tem o parafuso bem fino e enferrujado que comentaram acima para passar um nut ou cordelete. Logo antes dele, um pouco abaixo a esquerda tem um buraco que atravessa a Rocha e pode-se passar um cordelete também para uma proteção adicional.

    • Olá Diego,

      Obrigado por seu comentário. Você está certo. Na época havia saído um estudo mostrando que os grampos aguentam mais com o olhal virado para baixo, mas este mesmo estudo desaconselhava tal prática pois ela depende da qualidade da solda.

      Abraço, Daflon.

  2. A parada antes do parafuso seria a terceira dupla do croqui.

  3. A fenda ao final da via não possui realmente nenhuma grampeação. A grande laca solta que está no meio do croqui e estava em iminente queda foi removida por mim no começo deste ano. A primeira proteção após a parada é um parafuso podendo ser feito um boca de lobo ou levar um nut de cabo. Fora isso das vias desse setor é a mais bonita e a que mais proporciona verticalidade. Abraços !

  4. Devido a grade de contenção o acesso para a Caverna de Cristal, Brilho da Noite, Paixão de Cris e Labirintite está sendo feito pelo costão à esquerda da base original destas duas primeiras vias. Há cordas fixas no costão. Portanto agora estas vias começam a partir do primeiro platô.

  5. O croqui está perfeito e a via é de excelente qualidade, porém não consegui achar de forma alguma os dois últimos grampos que constam no croqui, após a fenda no negativo. O que aconteceu foi que após dominar o lance e chegar ao cume propriamente dito, varando um pouco da vegetação presente, não logrei êxito na busca pelo grampo e tive que desescalar. Fica como aviso aos que resolverem fazer o último lance, que provavelmente terão também que desescalar o trecho, pois ou se encontram escondidos ou na situação de inexistência os dois últimos grampos da via.
    Abraços

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navigation Menu