Iniciando no Montanhismo

0 Flares 0 Flares ×

Pico da Tijuca

Talvez não haja nada tão maravilhoso e gratificante, quanto chegar ao cume de uma belíssima montanha, depois de percorrer trilhas, atravessar rios, contemplar cachoeiras, fauna e flora.

Ou quem sabe transpor paredões de rocha nua, desafiando-nos a extasiante aventura de vencer, não a montanha (sempre invencível) mas a nós mesmos e nossos medos, aumentando nossos limites e qualidades edificantes.

Não se vence uma montanha (ou a natureza). É ela que nos dá a chance, a oportunidade de nos tornarmos seus amigos, e obtermos sua permissão para alcançarmos nossos objetivos. Por esse e outros motivos recomenda-se aos iniciantes do montanhismo, calma. Um brusco contato com os elementos naturais pode ser frustrante e até mesmo traumatizante.

Respeitar seu próprio corpo e a natureza é essencial. Como todo esporte, o montanhismo exige preparo físico e mental.

Para uma melhor adaptação, começar com caminhadas leves aumentando gradativamente para as de maior dificuldade. Da mesma forma, a escalada em rocha exige uma gradativa evolução. O ideal é começar com um curso básico de escalada para depois seguir passo a passo.

Curso Basico de Escalada 07Contudo, um montanhista completo, merecedor de admiração, é aquele que pratica escalada e caminhada de forma consciente, respeitando a flora, fauna e população local, causando o mínimo impacto ambiental possível e auxiliando os inexperientes ou desinformados visitantes.

Na caminhada procurar não estressar músculos ou sobrecarregar pulmões e coração. Cuidado por onde andar ou segurar, evitando animais peçonhentos, espinhos, buracos e fendas.

Na escalada não sobrecarregar tendões (evitando lesões), conferir equipamentos e ancoragens a todo momento para evitar acidentes. Em paredes longas não descuidar de ingerir água e proteger-se com protetor solar, evitando a insolação, desidratação e queimaduras. Utilizar sempre o equipamento completo de segurança (sem improvisações) inclusive capacete. É a sua vida e de seu companheiro que está em risco!!!

Seja responsável! Cuide de sua vida e dos outros, desfrutando de ótimas escaladas e caminhadas deste incrível esporte.

Cintia Daflon.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navigation Menu