Agarras Cavadas

0 Flares 0 Flares ×

Há Lugares que não foram feitos para serem subidos.

Resize of DSC03560Depois de acompanhar um fórum alarmante no site www.escaladabrasil.com sobre vias com agarras cavadas, de ouvir escaladores aqui no Abrigo do Elefante, a favor de cavar agarras com o argumento do “bom senso” e de ler uma entrevista interessante com Chris Sharma, resolvi escrever sobre esse assunto polêmico.

Em 1992 estive em várias escolas de escalada na Espanha, e em algumas realmente vi muitas agarras cavadas, mas já naquela época os próprios espanhóis achavam esquisito essa prática.

Esse mês veio a Rock’n Ice número 176, com uma pequena entrevista com Chris Sharma, considerado um dos melhores escaladores esportivos da atualidade, hoje morando na Espanha, e que está abrindo e encadeando junto com Daniel Andrada diversas vias extremas completamente naturais, em uma nova escola no sul do país.

O entrevistador pergunta: “Todas essas vias são naturais? A impressão que muitos americanos têm das falésias espanholas é de que elas são em sua maioria cavadas.”

Sharma: “Não há vias cavadas na Catalunya. O comportamento mudou definitivamente, e cavar não é legal. Parece ser algo do passado, não somente para os americanos, mas para os escaladores espanhóis também. Internacionalmente, as vias cavadas dos anos 90 parecem ter sido uma fase necessária para a escalada. Eu não sei exatamente porque precisou ser assim… talvez somente para sabermos como não é bom. Hoje em dia, as pegas naturais na rocha inspiram as pessoas.”

Fala-se muito em “bom senso”, mas pra mim, só de pensar em cavar agarras, estamos perdendo o bom senso. Se na Espanha ainda estão encontrando falésias virgens, imagine o que tem de natural pra explorar aqui no Brasil. Será que não estão confundindo escalada esportiva com malhação? A garotada nova tem que pensar duas vezes, porque muitos irão escalar em alto nível durante uns dois anos e depois abandonarão o esporte… hoje, sei que isto não é tempo suficiente pra conhecer nem 5% do significado desta atividade. Se um cara desses cava agarras para viabilizar a escalada, ao invés de procurar lances mais factíveis (existem milhares) está, além de destruindo a pedra, detonando nossa cultura de escalada, onde agarras cavadas é algo raro. Enriqueçam seus objetivos ao invés de cavá-los! Não se acomodem…

E como Dave Grahann disse uma vez: “É eliminar o futuro”. Existem ótimas idéias para importarmos, mas parece que o brasileiro continua gostando de importar sucata.

Luis Claudio ‘Ralf’ Côrtes – RJ. (03.06.09)

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navigation Menu