Maior Poder de Freio no Atc

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Atc com dois mosquetões para obter um poder de freio maior.

Existem alguns macetes quando se deseja obter maior poder de frenagem ao dar segurança com um Atc. Isso é importante porque, como já vimos, o Atc depende da força da mão de quem dá segurança. Em algumas situações, como, por exemplo, quando há risco de uma queda de fator alto, ou quando a diferença de peso entre os escaladores for grande, ou quando se estiver usando uma corda fina e nova (menor que 9,8 mm) ou algum Atc com baixo poder de freio, ou ainda, quando quem dá segurança não tem força suficiente na mão, a corda pode deslizar pelo freio e pela mão com tanta rapidez que pode queimar a pele do assegurador, mesmo que se esteja utilizando um mosquetão direcionador.

Algumas vezes, dois destes fatores se somam, por exemplo, quando se usa uma corda fina e há também um fator de queda alto. Neste caso, as chances de algo dar errado aumentam bastante. O número de incidentes em situações parecidas tem aumentado nos últimos anos aqui no Brasil e no exterior, por isso o primeiro macete para quem usa Atc como freio é usar uma luva de couro. Com isso, mesmo que o deslizamento da corda seja grande, são boas as chances de conseguir travá-la. Usar luva ainda não é uma prática comum, mas não vale a pena esperar que aconteça algum incidente contigo para adotar o hábito. Manuais de fabricantes e especialistas tem recomendado tal prática.

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Um Atc dentado possui dois modos de frenagem. Para dar segurança ao guia utilize luva e o modo com maior fricção.

Além disso, prender o Atc ao loop do baudrier com dois mosquetões, ao invés de apenas um, e passar a corda por dentro dos dois também garante maior atrito e, portanto, obtém-se uma frenagem mais eficiente.

Outro detalhe complementar as dicas acima: se seu Atc for dentado, ou tiver ranhuras em um dos lados, provavelmente ele terá um modo de assegurar com fricção regular e um outro modo com maior fricção, veja no manual. É o caso do Atc-Guide, Reverso, Piu e outros. Para dar segurança ao guia utilize sempre o modo com maior fricção e a luva também, já que esta fricção extra não a substitui.

Extraído do livro Escale Melhor e com Mais Segurança. Reprodução de fotos, desenhos e textos, somente com autorização prévia.