Bandagem em oito

Artigo publicado na Revista Fator2 nº 36 em outubro de 2009.

Enrolar simplesmente uma tira de esparadrapo ao redor do dedo quando se está com tenosinovite ou lesão nas polias próximo a palma da mão ajuda, mas não é o método mais efetivo. Para proteger o tecido conjuntivo do dedo o método mais recomendado é a bandagem em oito.

Para realizar esta bandagem coloque o esparadrapo na falange proximal, próximo a sua articulação com a falange medial, e dê duas voltas.

bandagem-em-oito

Agora leve o esparadrapo à falange medial e dê outras duas voltas. Retorne com o esparadrapo dando outra volta sobre as duas que havia dado antes na falange proximal. Quando levar o esparadrapo da falange à articulação, dobre ligeiramente os dedos – uns 30º – para assegurar-se de manter plena mobilidade. Se colocarmos o esparadrapo incorretamente ou muito apertado, será difícil flexionar o dedo.

Esta dica foi retirada do livro “Un Movimiento de Más…” (T. Hochholzer y V. Schoeffl, Ed. Desnivel), um livro de dois médicos escaladores que trataram e analizaram as lesões de mais de duas centenas de escaladores. Hochholzer é especialista em cirurgia ortopédica e medicina esportiva desde 1978 e foi membro de expedições ao Alasca, Índia, Tibet e Nova Guiné. Schoeffl é especialista em traumatologia e medicina esportiva, é médico da equipe nacional de escalada espanhola e alemã e membro da Comissão Médica da UIAA há mais de 20 anos e conquistador de vias de 8b francês (Xb no Brasil).