Nossa Equipe

0 Flares 0 Flares ×

Flavio Daflon

Flavio Daflon começou a escalar aos 16 anos, em 1989, e seis anos mais tarde largou a faculdade de informática da Uerj para se dedicar exclusivamente ao projeto de uma escola de escalada, assim surgiu a Companhia da Escalada em 1995.

Flavio-DaflonParalelamente aos cursos de escalada que ministrava, Flavio se dedicou também a escrever livros de montanha, a ajudar na organização do esporte no Rio e, claro, a escalar. Alguns momentos importantes nesta história estão abaixo.

Em 1996, Flavio e o amigo Delson de Queiroz lançam o primeiro guia de escaladas do Rio, o Guia de Escaladas da Urca, onde mapearam 180 escaladas na área do Pão de Açúcar. Hoje o Guia da Urca está na 5ª edição e já conta com 325 vias.

Cintia DaflonEm 1998, durante uma escalada com amigos, conhece a escaladora curitibana Cintia Aquino. Um ano depois, Cintia se muda para o Rio de Janeiro e eles se casam. Em 2000, após participar do longo processo de formação da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro, Flavio Daflon e um grupo de guias do Rio, fundam a Certificado Aguiperj - FemerjAguiperj, Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro e Flavio é eleito Diretor Técnico.

Guias de EscaladaEm 2004, Flavio e Delson, lançam um segundo guia, o Guia de Escaladas da Floresta. São mapeadas 235 escaladas nas montanhas Corcovado, Pedra da Gávea e Pico da Tijuca, entre outras. Atualmente o Guia da Floresta conta com 362 vias. Em 2007, Flavio e Cintia Daflon, com base na apostila que era utilizada nos cursos da Companhia da Escalada, lançam o manual Escale Melhor e com Mais Segurança com 288 páginas. Livro que foi adotado por diversos outros cursos de escalada no Brasil. Flavio e Cintia também editaram por 10 anos uma pequena revista de escalada, a Revista Fator2.

Flavio-Daflon-4Flavio Daflon não se contentou em ser apenas instrutor ou guia de montanha e nunca deixou de buscar desafios e experiências nas montanhas. É um escalador completo que escala de boulder a big walls e vias alpinas. Tem em seu currículo vias difíceis como a primeira repetição da via Place of Happiness, na Pedra Riscada e já dormiu muitas vezes pendurado para completar escaladas de vários dias como a Contra-Pino no Pão de Açúcar, a Tragados Pelo Tempo no Corcovado, a Impermeáveis no Dedo de Deus, a Crazy Muzungus, no Garrafão ou a Franco-Brasileira, na Pedra do Sino. Já passou temporadas escalando na Europa e nos Estados Unidos, visitou por cinco vezes a Patagônia Argentina e Chilena, onde escalou a Torre Norte e a Torre Central dos Paines e conquistou uma nova via no Fitz Roy em 2013. Além de ter subido picos de 6.000 metros na Bolívia (em 1996, escalou o Huayna Potosi pela via Francesa em um único dia) e Equador. Na escalada esportiva já passou à vista em vias de VIIIa e VIIIb, além de encadenar vias de até Xa. Cintia sempre que possível o acompanha.

Flavio DaflonFlavio e Cintia continuam dando aulas e a Companhia cresceu. Atualmente a escola conta com mais oito Instrutores. Todos escolhidos pelo profissionalismo, pela facilidade que tem em passar conhecimentos e pela paciência em ensinar. Todo o conteúdo dos cursos e a didática são supervisionados por Flavio e Cintia Daflon de perto.

Flavio-Daflon-3Desde 1995 já passaram pelos cursos da Companhia da Escalada mais de 1000 alunos. Quase o mesmo número de escaladores do Brasil e do exterior foram guiados nas montanhas do Rio e do Brasil pela escola. Atualmente a Companhia da Escalada é a maior e mais antiga escola de escalada em atividade no Rio de Janeiro.

Guias e Instrutores da Companhia da Escalada:

Flavio Leone, escalador desde 1994 e Victor Gonzalez, escalador desde 2003.

Flavio Leone, escalador desde 1994 e Victor Gonzalez, escalador desde 2003.

David Ribeiro, escalador desde 2002 e Luiz Armando, escalador desde 1998.

Andre Kühner, escalador desde 1987 e Flavio Barbosa, escalador desde 2009.

Andre Kühner, escalador desde 1987 e Flavio Barbosa, escalador desde 2009.

 

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×
Navigation Menu