a equipe da companhia da escalada

Flavio Daflon começou a escalar aos 16 anos, em 1989, e seis anos mais tarde largou a faculdade de informática da Uerj para se dedicar exclusivamente ao projeto de uma escola de escalada, assim surgiu a Companhia da Escalada em 1995.

Paralelamente aos cursos de escalada que ministrava, Flavio se dedicou também a escrever livros de montanha, a ajudar na organização do esporte no Rio e, claro, a escalar. Alguns momentos importantes nesta história estão abaixo.

Em 1996, Flavio e o amigo Delson de Queiroz lançam o primeiro guia de escaladas do Rio, o Guia de Escaladas da Urca, onde mapearam 180 escaladas na área do Pão de Açúcar. Hoje o Guia da Urca está na 7ª edição e já conta com 369 vias.

Em 1998, durante uma escalada com amigos, conhece a escaladora curitibana Cintia Aquino. Um ano depois, Cintia se muda para o Rio de Janeiro e eles se casam.

 Em 2000, após participar do longo processo de formação da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro, Flavio Daflon e um grupo de guias do Rio, fundam a Aguiperj, Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro e Flavio é eleito Diretor Técnico.

Em 2004, Flavio e Delson, lançam um segundo guia, o Guia de Escaladas da Floresta, onde são mapeadas 235 escaladas nas montanhas Corcovado, Pedra da Gávea e Pico da Tijuca, entre outras. Atualmente o Guia da Floresta conta com 362 vias.

Em 2007, Flavio e Cintia Daflon, com base na apostila que era utilizada nos cursos da Companhia da Escalada, lançam o manual Escale Melhor e com Mais Segurança com 336 páginas. Livro que foi adotado pela maioria dos cursos de escalada no Brasil.

Cintia e Flávio Daflon - Companhia da Escalada

Flavio e Cintia também editaram por 10 anos uma pequena revista de escalada, a Revista Fator2 e recentemente lançaram mais dois livros, o Guia de Escaladas de Itacoatiara e o livro 50 vias clássicas no Brasil.

Flavio Daflon não se contentou em ser apenas instrutor ou guia de montanha e nunca deixou de buscar desafios e experiências nas montanhas.

É um escalador completo que escala de boulder a big walls e vias alpinas. Tem em seu currículo vias difíceis como a primeira repetição da via Place of Happiness, na Pedra Riscada e já dormiu muitas vezes pendurado para completar escaladas de vários dias como a Contra-Pino no Pão de Açúcar, a Tragados Pelo Tempo no Corcovado, a Impermeáveis no Dedo de Deus, a Crazy Muzungus, no Garrafão ou a Franco-Brasileira, na Pedra do Sino. Já passou temporadas escalando na Europa, Estados Unidos, México, Tailândia, Jordania, visitou por oito vezes a Patagônia Argentina e Chilena, onde escalou a Torre Norte e a Torre Central dos Paines e conquistou uma nova via no Fitz Roy em 2013. Esta última foi incluida na lista do Piolet D’Or 2013, o maior prêmio do alpinismo mundial. Além de ter subido picos de 6.000 metros na Bolívia e Equador. Na escalada esportiva já passou à vista em vias de VIIIb, além de encadenar vias de até Xa. Cintia sempre que possível o acompanha.

Flavio e Cintia continuam dando aulas e a Companhia cresceu. Atualmente a escola conta com mais Instrutores, todos escolhidos pelo profissionalismo, pela facilidade que tem em passar conhecimentos e pela paciência em ensinar. Todo o conteúdo dos cursos e a didática são supervisionados de perto por Flavio e Cintia Daflon.

Desde 1995 já passaram pelos cursos da Companhia da Escalada mais de 2000 alunos e um número até maior de escaladores do Brasil e do exterior foram guiados nas montanhas do Rio pela escola. Atualmente a Companhia da Escalada é a maior e mais antiga escola de escalada em atividade no Rio de Janeiro.

Flavio Daflon no Fitz Roy - Argentina

Guias e Instrutores da Companhia da Escalada

Flavio Daflon, escalador desde 1989

André Kuhner, escalador desde 1987

Luiz Armando, escalador desde 1998

David Ribeiro, escalador desde 2003

Victor Gonzalez, escalador desde 2003

Flavio Leone, escalador desde 1994