Maior Poder de Freio no Atc

Atc com dois mosquetões para obter um poder de freio maior.

Existem alguns macetes quando se deseja obter maior poder de frenagem ao dar segurança com um Atc. Isso é importante porque, como já vimos, o Atc depende da força da mão de quem dá segurança. Em algumas situações, como, por exemplo, quando há risco de uma queda de fator alto, ou quando a diferença de peso entre os escaladores for grande, ou quando se estiver usando uma corda fina e nova (menor que 9,8 mm) ou algum Atc com baixo poder de freio, ou ainda, quando quem dá segurança não tem força suficiente na mão, a corda pode deslizar pelo freio e pela mão com tanta rapidez que pode queimar a pele do assegurador, mesmo que se esteja utilizando um mosquetão direcionador.

Algumas vezes, dois destes fatores se somam, por exemplo, quando se usa uma corda fina e há também um fator de queda alto. Neste caso, as chances de algo dar errado aumentam bastante. O número de incidentes em situações parecidas tem aumentado nos últimos anos aqui no Brasil e no exterior, por isso o primeiro macete para quem usa Atc como freio é usar uma luva de couro. Com isso, mesmo que o deslizamento da corda seja grande, são boas as chances de conseguir travá-la. Usar luva ainda não é uma prática comum, mas não vale a pena esperar que aconteça algum incidente contigo para adotar o hábito. Manuais de fabricantes e especialistas tem recomendado tal prática.

Um Atc dentado possui dois modos de frenagem. Para dar segurança ao guia utilize luva e o modo com maior fricção.

Além disso, prender o Atc ao loop do baudrier com dois mosquetões, ao invés de apenas um, e passar a corda por dentro dos dois também garante maior atrito e, portanto, obtém-se uma frenagem mais eficiente.

Outro detalhe complementar as dicas acima: se seu Atc for dentado, ou tiver ranhuras em um dos lados, provavelmente ele terá um modo de assegurar com fricção regular e um outro modo com maior fricção, veja no manual. É o caso do Atc-Guide, Reverso, Piu e outros. Para dar segurança ao guia utilize sempre o modo com maior fricção e a luva também, já que esta fricção extra não a substitui.

Extraído do livro Escale Melhor e com Mais Segurança. Reprodução de fotos, desenhos e textos, somente com autorização prévia.